fab lab porto alegre, fablab porto alegre, fablab brasil, fablab rs, fab lab rs

O que é um Fab Lab?

 

 

A rede Fab Lab é um programa educacional do Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT – Massachusetts Institute of Technology – e cada um dos labs se caracteriza como uma plataforma de prototipagem de ideias visando a inovação e invenção e proporcionando estímulo para o empreendedorismo local. É também uma plataforma para a aprendizagem: um lugar para jogar, criar, aprender, orientar e inventar.

 

Ser um Fab Lab significa estar conectado com uma comunidade mundial de empreendedores, alunos, educadores, técnicos, pesquisadores, fabricantes e inovadores – uma rede de compartilhamento de conhecimento que se estende por mais de 70 países e mais de 500 laboratórios. Também significa compartilhar ferramentas e processos comuns, construindo assim uma rede global fortemente conectada em torno da pesquisa e inovação.

 

Um laboratório Fab Lab é composto, basicamente, por máquinas de fabricação digital, ferramentas eletrônicas e softwares desenvolvidos por pesquisadores do CBA-MIT. Mas, mais importante que a parte física, um Fab Lab é feito de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The Fab Charter*

 

O que é um Fab Lab?

Fab Labs são uma rede global de laboratórios locais, permitindo a invenção e fornecendo acesso a ferramentas de fabricação digital.

 

O que contém um Fab Lab?

Fab Labs compartilham um inventário de máquinas e componentes em evolução que auxilia na capacidade básica de fazer (quase) qualquer coisa, permitindo também o compartilhamento de projetos desenvolvidos ali pelas pessoas.

 

O que fornece a rede Fab Lab?

Assistência operacional, educacional, técnica, financeira e logística, além do que está disponível dentro dos laboratório.

 

Quem pode usar um Fab Lab?

Fab Labs estão disponíveis como um recurso da comunidade, oferecendo acesso livre para os indivíduos, bem como o acesso programado para programas específicos.

 

Quais são as suas responsabilidades?

Segurança: não ferir as pessoas ou danar as máquinas

Operações: ajudar com a limpeza, manutenção e melhoria do laboratório

Conhecimento: contribuir para a documentação e instrução.

 

Quem é o dono das invenções realizadas dentro do Fab Lab?

Projetos e processos desenvolvidos no Fab Lab podem ser protegidos e vendidos. O inventor escolhe a maneira como seu projeto será realizado, porém, a documentação do projeto contendo os processos e as técnicas envolvidas deve permanecer disponível para que os outros usuários possam aprender com ela.

 

Como as empresas podem utilizar um Fab Lab?

As atividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas em um Fab Lab, mas não devem entrar em conflito com outros usos. Elas devem crescer além do laboratório e beneficiar os inventores, os próprios laboratórios que lhes deram suporte e as redes que contribuíram para o seu sucesso. 

 

*Adaptação da Fab Charter para o português realizada pelos autores do livro "Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial". EYCHENNE, Fabien e NEVES, Heloisa. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil, 2013.

 

Original: http://fab.cba.mit.edu/about/charter/